Voltar 26 de Abril de 2016

A importância dos cuidados com a saúde bucal para a saúde do corpo

A saúde bucal está diretamente ligada com a saúde do corpo em geral. Uma dentição saudável é importante para a mastigação dos alimentos, fala e estética. Problemas nos dentes podem provocar dificuldade para mastigar os alimentos, levando a uma má absorção dos nutrientes necessários ao organismo. O mau posicionamento dos dentes pode alterar a fala, bem como comprometer a estética, influenciando na autoestima. A falta de um dente pode causar alterações na ATM( articulação temporomandibular), levando a pessoa a sentir dores de cabeça e de ouvido.

Pesquisas atuais mostram que várias doenças sistêmicas estão ligadas diretamente às bactérias presentes na boca, como por exemplo:

  1. Diabetes: A falta de cuidados bucais pode acarretar maior dificuldade de controlar os níveis de glicose no sangue. Assim como, pacientes com diabetes têm risco aumentado de gengivite, cárie, diminuição da saliva e outras infecções bucais.
  2. Problemas cardíacos: A literatura científica afirma que pessoas com gengivite e periodontite são mais suscetíveis a contrair doenças cardiovasculares do que aquelas com gengivas saudáveis, pois as bactérias presentes na boca podem penetrar na corrente sanguínea.
  3. Artrite e reumatismo: Pesquisas recentes indicam que pessoas com periodontite possuem maior propensão a ter artrite mais severa do que as que as pessoas que têm boa saúde bucal. Uma higiene bucal adequada pode ajudar a prevenir artrite reumatoide e doença infamatória das articulações.

Além disso, existem doenças sistêmicas que podem ser descobertas pelo dentista, pois às vezes o primeiro sinal desta doença aprece na boca, como por exemplo, osteoporose, AIDS, sífilis, gonorreia, sarampo, leucemia.

Por todos esses motivos, é necessário evitar a permanência dessas bactérias na boca, mantendo bons cuidados, como escovação dos dentes após as refeições e lanches, escovação da língua, uso do fio dental, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista.

 

Dra. Tatiana Oliveira
CRO/RO-2891